<$BlogRSDUrl$>

sábado, janeiro 31, 2004

Hoje (será que ainda é 30?) palestrei no Sion. Ao testar os computadores do colégio, verifiquei que os blogs estão censurados. Por que será? Provavelmente a ferramenta de bloqueio da Internet não admite endereços com os termos Blogger e blog. Motivo? Blogs geralmente são textos do tipo diário pessoal. Para os censores isto é distração, lazer, motivo de dispersão no trabalho. Uma pena! Vai daí que usar blogs em educação é uma opção que contraria a seriedade do establisment. Num certo sentido isso é bom: frutos proibidos são mais saborosos.

quinta-feira, janeiro 29, 2004



Mais uma imagem. Parece que estou no caminho. Para obter essazinha, fui no site da SJ, copiei a imagem com endereço URL e, posteriormente, transferi a dita cuja para o blog, usando a instrução [img src= ...].






Estou no caminho das pedras para publicar imagens. O primeiro ensaio é esse. Mas não estou conseguindo postar minhas mensagens. Onde errei?

Postei uma mensagem. Ela não foi publicada. Que está acontecendo? Errar e aprender, esse parece ser o caminho.
Usei o recurso de edição B e nada aconteceu. O texto final ficou até sem sentido. Ossos do ofício. Aprender fazendo inclui erros como elemento importante de aprendizagem. Essa não é, porém, a atitude comum dos educadores. Basta frequentar a sala dos professores no período de provas para saber disso. Cada engano cometido pelos alunos no processo avaliativo torna-se motivo de piada ou de indignação mal humorada dos mestres. Errar, em muitos casos, é uma fase necessária no processo de entendimento. Por isso, em muitos dos tais muitos casos, gente que não erra também não aprende.
Outra coisa: ainda estou escrevendo um texto muito quadrado para um blog. O meio exige uma comunicação mais direta. Acho que o fazer vai me ensinar a nova forma de comunicação exigida...

quarta-feira, janeiro 28, 2004

Blogs podem ser uma ferramenta interessante de ensino e aprendizagem. Mas parece que ainda não há bons exemplos no ar. Por isso, como diz aquela propaganda de suco de cevada: Experimenta! Experimenta! E é isso que eu quero propor para as meninas do 4° ano: uma aventura de experimentação. Falar nisso, deixe me ver como funciona o recurso de edição B Que tal?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?